Numa visão Espírita

Textos baseados no Estudo do livro Gênesis de Moisés transmitido no portal SER com Haroldo Dutra Dias. Com a utilização dos resumos postados no Grupo de Estudos de Gênesis no Facebook. Qualquer erro gramatical, textual, morfossintático, ortográfico, etc é de responsabilidade exclusiva da administração do Blog.




terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A Criação e o Novo Homem

Temos visto em nossos estudos que o livro Gênesis de Moisés é o "começo dos começos", e que Jesus é e o princípio e o fim, "o alfa e o ômega" como nos diz Paulo. 
Devemos, desse modo, ler e estudar o livro Gênesis com muito cuidado, para   percebermos  que ele aponta não só para um mundo físico, mas também para os inícios do mundo íntimo do espírito imortal, o princípio dos elementos mais essenciais do ser, das estruturas mais profundas  da nossa evolução que irão se expressar no decorrer da evolução. Por isso, o texto precisa evocar também, a criação de uma "terra interior", de um "céu interior", de um "mundo íntimo" que todos nos possuímos. E, para isso, ele precisa evocar uma molde, um modelo, e , o Cristo é o modelo. O Cristo atrai as consciências porque Ele é um molde. 
Cristo é o "novo adão", o homem em sua dimensão espiritual.
Gênesis diz que Deus criou tudo, e nos mostra quando descreve os dias da criação que excetuando Deus tudo é criação.

"No princípio criou Deus céus e terra."(Gn 1:1) 'Céus e terra', segundo Haroldo, representa uma expressão idiomática que significa "tudo"
Já em "O Livro dos Espíritos" na Questão 1, temos a pergunta:  "Que é Deus?" E, a resposta dos Espíritos é: "A inteligência suprema, causa primária de todas as coisas". Vemos que há uma grande ligação entre os dois textos. 

"A terra estava vazia e vaga, as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as águas." (Gn 1:2)
(Bíblia de Jerusalém)

O abismo está presente nos antigos os mitos daquela época, principalmente da suméria, e representam "o vazio" e "as trevas". Então no texto de Gênesis vemos: "A terra porém estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus pairava sobre as águas".
(Bíblia – João Ferreira de Almeida)


Quando Deus cria o homem, no auge do processo de criação, diz que ele foi criado a "imagem e semelhança" de Deus. Significa que o homem traz no seu 'mundo íntimo todos os recursos para expressar a glória de Deus sobre a Terra, e ao expressar essa glória, desenvolvendo e manifestando esses potenciais ele cumpre a missão que lhe é dada, de governar, dominar sobre toda a criação, sendo co-regente, co-criador'.  
Isso significa que o homem é o único ser criado com o potencial de "preencher a Terra com a glória de Deus".
Os primeiros homens (adão) não cumpriram esta missão. Esta é a principal reflexão de Gênesis. Só Jesus conseguiu cumprir essa missão integralmente na Terra.
O Grande Projeto da Criação é a criação de  comunidades de seres que reflita o Cristo que reflete Deus. E essas comunidades devem se  multiplicar, com o surgimento de criaturas que sigam o Cristo  integralmente e que sejam o reflexo de Deus na Terra, servindo como exemplo para outras que também O reflitam, criando assim uma comunidade de seres que serão "a imagem e semelhança de Deus na Terra". Surgirão desse modo "novos seres", é o início de uma "nova criação" e o surgimento de uma "Nova Humanidade" como nos diz Paulo em seu Evangelho.
Esse "Novo Homem" reconfigurará a Terra. Daí os relatos de Apocalipse e de outros livros da Bíblia quando falam em "uma Nova Criação",  que surgirá em consequência da presença desse 'Novo Homem' na Terra, que é membro desse 'Novo Corpo', viverão no planeta homens que refletem o Cristo que reflete Deus. Assim, o cristão genuíno é uma parte do Cristo, é o "corpo do Cristo". 
"Assim é que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: 
as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 
Paulo (II coríntios, 5: 17)
(Bíblia de Jerusalém)

Quando em Gênesis vemos a palavra "frutificai", pensemos:
O que é a árvore antes de dar o fruto? Um projeto apenas. Haroldo diz, "o que é uma laranjeira antes de dar laranjas?" O fruto é o ápice da criação. Jesus é o fruto, o único ser que conseguiu ser, na Terra, o reflexo de Deus, que cumpriu integralmente a sua missão. Por isso, é "o modelo e guia"; 'modelo' porque é o molde; 'guia' pois o processo é direcionado, para chegarmos no fruto temos que seguir uma direção: semente, broto, árvore e culmina no fruto. 
É o processo evolutivo que temos que percorrer, Deus aguarda a nossa evolução, aguarda até que possamos ser O seu reflexo na Terra, e para isso, Jesus é o caminho. 
Emmanuel nos diz no livro Pensamento e Vida, capítulo 30, denominado Amor: 
"Plasma Divino com que Deus envolve tudo que é criado, o amor é o hálito dEle mesmo, penetrando o Universo. Vemo-lo,  assim, silenciosa esperança do Céu aguardando a evolução de todos os princípios e respeitando a decisão de todas as consciências. Mercê de semelhante benção, cada ser é acalentado no degrau da vida em que se encontra. (...) No espaço de uma penitenciária respira, com a mesma segurança, o criminoso... e o correto administrador...  
Emmanuel 
Pensamento e Vida 
Cap. 30-Amor

Em O Livro dos Espíritos, questão 625, Kardec pergunta: "Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de  guia e o modelo?"  A resposta dos Espíritos superiores; "Jesus". E, Kardec, comenta que "Para o homem, Jesus constitui o tipo de perfeição moral que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo ofereceu como o mais perfeito modelo a e doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque sendo ele o mais puro de quantos tem aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava".

Quando lemos em Gênesis: "A terra era sem forma e vazia". Que terra? A Terra exterior ou a terra interior? A Terra exterior é "palco evolutivo", pensemos que a cada segundo surgem novos mundos no Universo, novos planetas são formados. No mundo das formas, isso é perpétuo. Esses mundos são criados para servir de local onde os Espíritos possam evoluir, são como viveiros. Agora, pensemos, também no aspecto espiritual, o Espírito também nasce  "simples e ignorante", isto é,  simplessem forma, sem complexidade - complexidade no sentido de tempo evolutivo; e também vazio,  ignorante - ignorante no sentido que ele vai assimilando recursos da providência para despertar os potenciais  divinos que nele habitam. A medida que vai galgando no processo evolutivo, vai assimilando as potencialidades para 'o despertar', ganhando complexidade estrutural. Complexidade: na forma estrutural e no conteúdo. O conteúdo que é semente nos Espíritos em faixas mais baixas da evolução,  com o tempo se tornarão árvores frondosas tornando-os  Espíritos Superiores. Desse modo, o que era potencial se concretiza. 

Emmanuel continua,  no livro Pensamento e Vida, capítulo 30, denominado Amor: 

"O amor é o reflexo de Deus, Nosso Pai, que se compadece de todos e que a ninguém violenta, embora, em razão do mesmo amor infinito com que nos ama, determine estejamos sempre sobre a lei da responsabilidade quase manifesta para cada consciência, de acordo com suas próprias obras. E, amando-nos permite o Senhor perlustramos sem prazo o caminho de ascensão para Ele, concedendo-nos, quando impensadamente nos consagramos ao mal, a própria eternidade para reconciliar-se com o Bem, que é Sua Regra Imutável."
Emmanuel 
Pensamento e Vida 
Cap. 30-Amor

  Em seguida, no texto de Gênesis, encontramos:  "Deus pairava sobre as águas" (Gn 1:2) pode-se interpretar também que Ele estava espiritualizando, atraindo para si os seres, agindo no nosso mundo íntimo. Ele sopra sobre as águas, a água expressa a vida para os hebreus. 

Emmanuel diz que cada um de nós possui "um lugar íntimo onde Deus age". Pensemos que Deus está pairando sobre o nosso abismo, sobre a nossa terra interior, que é 'sem forma e vazia' e ele diz: 'Haja luz'. Ele está trabalhando o nosso mundo íntimo, nos iluminando, nos esperando, até que tenhamos condição de servir-Lo e de sermos Seu reflexo aqui na Terra como foi Jesus. E, para que isso aconteça  Jesus é o único 'guia e modelo' que temos para seguir. 

Em "Haja luz e houve luz"(Gn 1:3) , podemos refletir e extrair do texto várias reflexões, nos diz Haroldo:  

  1. a luz de Deus, como a suprema irradiação do Criador que nos atinge e que age dentro e fora de nós, pois Deus está em toda parte; 
  2. a luz , também pode ser vista como um alto conteúdo de espiritualidade que nos impulsiona. 
  3. E, também, pode ser vista e deve ser vista e foi vista como Jesus Cristo, aquele que veio para nos guiar e iluminar. A luz de Deus para o nosso mundo íntimo é Jesus. Se o propósito de Deus é o nosso supremo aperfeiçoamento, o que Deus nos enviaria? Um livro? Não, ele nos enviou o seu Filho. 
"Deus mandou a Terra alguém que expressa tudo o que Ele quer nos dizer. O que Deus quer nos dizer? Jesus. Jesus é o que Deus tem a nos dizer" fala Haroldo no estudo. 

"E disse Deus... 

No Evangelho de João, encontramos:
 "Diz-lhe Jesus: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim. Se me conheceis, também conhecereis a meu Pai. Desde agora o conheceis e o vistes". Filipe lhe diz: "Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta!" Diz-lhe Jesus: "Há tanto tempo estou convosco e tu não me conheces, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como podes dizer: 'Mostra-nos o Pai!'? Não crês que estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que vos digo, não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, realiza suas obras. Crede-me: eu estou no Pai e o Pai em mim. Crede-o, ao menos, por causa dessas obras. Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que faço e fará até maiores do que elas, porque vou para o Pai. E o que pedirdes em meu nome, eu o farei a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. "
(Jo 14: 6-14)
(Bíblia de Jerusalém)


A luz de Deus para o nosso mundo íntimo é Jesus Cristo. Jesus é o que Deus tem a nos dizer. Ele é o "alfa e o ômega, o princípio e o fim",  é aquele que estava no início da Criação, a luz de Deus manifestando-se em nós; e o fim, como sendo o nosso alvo, o caminho para que alcancemos a nossa missão. Jesus está no início, no meio e no fim. 

"Herdeiros dEle que somos, raios de Sua Inteligência Infinita e sendo Ele Mesmo o Amor Eterno de Toda a Criação, em tudo e em toda parte, é da legislação por Ele estatuída que cada espírito reflita livremente aquilo que mais ame, transformando-se aqui e ali, na luz ou na treva, na alegria ou na dor a que empenhe o coração. Eis por que Jesus, o Modelo Divino, enviado por Ele á Terra para clarearmos a senda, em cada passo de seu Ministério tomou o amor ao Pai por inspiração de toda a vida, amando sem a preocupação de ser amado e auxiliando sem qualquer ideia de recompensa. Descendo á esfera dos homens por amor, humilhando-se por amor, ajudando e sofrendo por amor, passa no mundo de sentimento erguido ao Pai Excelso, refletindo-lhe a vontade sábia e misericordiosa. E, para que a vida e o pensamento de todos nós lhe retratem as pegadas de luz, legou-nos, em nome de Deus, a sua formula inesquecível: - "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".".
Emmanuel 
Pensamento e Vida 
Cap. 30-Amor
O ser criado por Deus irá escolher, dia ou noite, luz ou treva, é o livre arbítrio que já estava presente nos primeiros homens, em adão. 
O homem que é o cume da criação, começa a escolher, a discernir. 
Em Gênesis, temos: "Deus viu que a luz era boa, e Deus separou a luz e as trevas. Deus chamou à luz "dia" e às trevas "noite". Houve uma tarde e uma manhã: primeiro dia". (Gn 1:4-5). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário