Numa visão Espírita

Textos baseados no Estudo do livro Gênesis de Moisés transmitido no portal SER com Haroldo Dutra Dias. Com a utilização dos resumos postados no Grupo de Estudos de Gênesis no Facebook. Qualquer erro gramatical, textual, morfossintático, ortográfico, etc é de responsabilidade exclusiva da administração do Blog.




domingo, 11 de outubro de 2015

Jesus é a Luz

 No vídeo 17  do estudo de Gênesis de Moisés,  Haroldo nos propõe pensarmos na luz que foi criada no primeiro dia da Criação - que está no capítulo 1, versículo 3: "Disse Deus: haja luz; e houve luz."  -  como o trabalho incessante de Jesus na formação do nosso planeta.  Ele nos alerta que essa luz, do versículo 3, não é luz do Sol, pois o Sol só foi criado  no quarto dia, está no capítulo 1, versículo 14: "Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem a separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para as estações, para dias, para anos." 
Então ele questiona: Se a luz criada no primeiro dia não é a luz do sol, então que luz é essa que foi criada no primeiro dia?  E,  nos leva a pensar nessa luz, representando de uma forma SIMBÓLICA, a atuação dos Cristos, os Construtores de mundos que seguindo a vontade do Pai Maior,  manipulam fluidos sutis a fim de executar a Palavra do Pai Maior.
E como, segundo essas mesmas obras, o nosso Cristo planetário,   o responsável pelo planeta Terra, é Jesus; ele nos propõe a pensarmos nessa luz como "A Grande Luz", como a presença de Jesus no planeta.
"Essa luz é claro que é Jesus."
Isso, ele nos sugere baseado em textos da própria Bíblia, Novo e Antigo testamentos, bem como em textos da doutrina espírita, psicografados por Chico Xavier, principalmente, os textos de Emmanuel, André Luiz e Humberto de Campos que nos trazem explicações relativas à criação do nosso orbe  e ao papel de Jesus neste processo, principalmente nas obras A Caminho da Luz, Evolução em Dois Mundos e Brasil, Coração do Mundo Pátria do Evangelho.


Essa semana, fazendo os meus estudos diários encontrei um texto maravilhoso no livro Há Flores no Caminho do espírito Amélia Rodrigues, psicografado por Divaldo Franco.  O texto se encontra no capítulo 2, que tem como título "A perene luz", abaixo colocarei alguns parágrafos significativos para o nosso estudo, mas afirmo que vale a pena ler, não só esse capítulo como o livro na íntegra, é que ele descreve de forma lindíssima o papel de Jesus em nosso planeta e em nossas vidas.

Amélia Rodrigues nos diz no texto:

http://www.livrarialeal.com.br/ha-flores-no-caminho~618~78~21~---series~-amelia-rodrigues
 "A luz é o fulcro donde emerge o calor e a vida, ao mesmo tempo é o centro para onde convergem as atenções e os interesses de todos.
(...)
Todavia é a luz que aponta e acelera os caminhos.
(...)
Jesus é a Grande e Perene Luz que veio às sombras dos caminhos humanos para que jamais voltasse a predominar a treva.
Sua trajetória fez-se assinalar pela inapagável caridade que prossegue iluminando os séculos.
Quantos se encontram enregelados pelos sentimentos negativos ou abandonados ao frio da indiferença social, nEle encontram, o calor para a restauração das forças. 
Os sofredores de toda parte buscavam-nO, e O procuram ainda agora, para aquecer-se no Seu convívio.
(...)
...E Ele, claridade viva, prosseguiu vencendo, etapa a etapa, nos sórdidos lugares onde se hominizam os famanazes da treva infeliz. 
(...)
A força da Luz divina presente no Rabi, a irradiar-se soberana ...
(...) 
Jesus é Paz!
Quantos se Lhe acercam, transformam-se, harmonizando-se.
(...)
Saiu a irradiar a soberana luz do amor e da esperança, que até hoje fulge, dominadora, no acume da montanha das humanas dificuldades, apontando rumos... "

Já no primeiro capítulo diz, a autora espiritual, que o amor  de Jesus era mais forte que a sua voz; a voz era suave e doce, enquanto o amor era poderoso e vital. Fala das curas de Jesus, diz que "Jesus é a Autoridade e os Espíritos atendem". Depois, diz: "não há maior autoridade do que aquela que lhe é própria, a que é adquirida e não a que é concedida por empréstimo e pode ser retirada".  Quando falando ainda das curas feitas por Jesus diz: "Irradia-se a inapagável Luz dos Séculos. Nunca mais a noite se fará total..." Alguns parágrafos depois, diz: "Nada supera o Rabi, no mundo de Deus, que Ele elaborou sob a proteção do Pai"E, também anuncia: "O amor de Deus, refletido em Jesus, não tem limite". E finaliza este comentário inicial dizendo: "As sementes, todavia, dormem no solo da quadra outonal em que as almas se demoram, para emergirem, logo mais, em embrião, reflorindo ao claro sol da Era Nova da eterna primavera que já começa..."
(Espero os comentários mais detalhado de Haroldo sobre os ciclos para ver o que ele nos diz sobre a chegada da primavera...).

Ainda na introdução ou no seu primeiro comentário do livro,  Amélia  nos diz:
"A Boa Nova de Jesus, neste momento grave, é a segura diretriz, a solução para todos os problemas do instante que se vive. (...) 
Não obstante as aflições, as apreensões existentes na consciência humana quase generalizadas, a mensagem do Cristo permanece viva, e obreiros do seu Evangelho levanta-se para proclamar a "hora chegada", o amanhã melhor.
Nem todos enxergam a beleza que já reponta na Terra sofrida.
Há flores no caminho, aguardando os homens que estejam dispostos a vencer as distâncias emocionais e espirituais que os separam, a conquistar os espaços morais! 
O convite é o mesmo que ontem Ele nos fez e agora nos chega sob óptica nova, profunda, compatível com a época em que nos encontramos. "
Que esse texto possa nos ajudar a refletir, sendo mais uma referência, que confirma a veracidade dos ensinamentos do Cristo... e o Seu importantíssimo e  indispensável papel entre nós e que, principalmente, seja uma instrumento que possa, pelo menos, amenizar esse momento de tanto negativismo e desesperança em nossas almas. Permitamos que a  Luz penetre em nossos pensamentos, e inunde as nossas vidas."Hoje é o dia e agora o momento de decidir, de optar: Cristo ou César!" diz  Amélia Rodrigues.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário