Numa visão Espírita

Textos baseados no Estudo do livro Gênesis de Moisés transmitido no portal SER com Haroldo Dutra Dias. Com a utilização dos resumos postados no Grupo de Estudos de Gênesis no Facebook. Qualquer erro gramatical, textual, morfossintático, ortográfico, etc é de responsabilidade exclusiva da administração do Blog.




segunda-feira, 18 de maio de 2015

Os Arquitetos Divinos e o Fluido Cósmico

O estudo do livro de Gênesis de Moisés, está nos levando a um patamar muito amplo, o que pode nos deixar um pouco  perdidos em alguns pontos do estudo,  por isso, é importante parar para recapitular o que está sendo estudado. 
Como este  estudo é feito à luz da Doutrina Espírita, Haroldo está trabalhando o texto de forma detalhada, bem devagar, buscando trazer os conhecimentos que estão implícitos no texto para um contexto espírita. O estudo procura fazer uma conexão do texto dos antigos hebreus que escreveram o livro de Gênesis, com os conhecimentos científicos atuais, e principalmente, com os ensinamentos trazidos pela doutrina espírita. 
Primeiro  o livro Gênesis foi dividido em temas, e o nosso primeiro tema é "A Criação", descrita no capítulo 1:1-2:3. E, ainda estamos neste tema.
No início o texto de Moisés nos diz:  "No princípio Deus criou, os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo,...", este trecho mostra um estado negativo da criação, um não-ser; o caos, o nada, o antes.

Em seguida, percebemos que existe uma oração  que se repete várias vezes no texto:  "E disse Deus". 
Então, questionamos para quem Deus disse? 
Quem estava com Deus quando ele criou o Mundo? 

Observe que a  oração aparece com frequência no texto:
"Disse Deus: Haja luz; e houve luz". (3);"Disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas".(6);"Disse também Deus: Ajuntem-se as águas de baixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim fez". (9);"E disse Deus: produza a relva, ervas que deem sementes...".(11);"E disse Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus..."(14);"Disse também Deus: Povoem-se as águas..."(20);"Disse também Deus: Produza a terra seres viventes..."(24)"Também disse Deus: Façamos o homem..."(26).

E ai, como nos diz Haroldo,  quem nos ajuda na compreensão e na conexão com a doutrina espírita são alguns estudiosos que já estudaram os Livros Sagrados do Velho Testamento, se depararam, também,   com esta questão, e encontraram uma explicação dizendo que quando  Deus criou o Universo ele contava com ajuda de 'uma peide da arcanjos que executavam a Sua vontade'. Isto quer dizer que Deus mandava e os arcanjos executavam. 
Esta interpretação nos ajuda a fazer uma ligação entre o livro  Gênesis de Moisés e os ensinamentos contidos na doutrina espírita. Pois, no livro Evolução em dois Mundos, André Luiz, na primeira parte, no tópico Co-criação em Plano Maior, nos diz que é:

"Nessa substância original(fluido cósmico), ao influxo do próprio Senhor Supremo, operam inteligências Divinas a Ele agregadas, em processo de comunhão indescritível, (...), extraindo desse hálito espiritual os celeiros de energia com que constroem os sistemas da Imensidade, em serviço de Co-criação em plano maior, de conformidade com os desígnios do Todo-Misericordioso, que faz deles agentes orientadores da Criação Excelsa."
Diz ainda, que:

"Essas Inteligencias Gloriosas tomam o plasma divino e convertem-no em habitações cósmicas, de múltiplas expressões, radiantes ou obscuras, gaseificadas ou sólidas, obedecendo a leis predeterminadas, quais moradias que perduram por milênios e milênios, mas que se desgastam e se transformam, por fim, de vez que o Espírito criado pode formar ou Co-criar, mas só Deus é o Criador de Toda a Eternidade."

Neste trecho André Luiz nos diz que Deus manda e estes seres divinos obedecem, executam. Eles criam mundos, planetas, galáxias que são coisas perecíveis, mas, só  Deus cria coisas eternas, só Deus cria Espíritos.

Podemos ver ainda a manipulação do Fluido cósmico que é feita pelos Cristos, com nos diz Emmanuel no livro A Caminho da Luz

"Rezam as tradições do mundo espiritual que na direção de todos os fenômenos do nosso sistema, existe uma comunidade de Espíritos puros e eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias."
E continua dizendo:

"Essa comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual Jesus é um dos membros divinos,...".

E no livro  Gênesis de Moisés, após dar estas ordens, Deus sempre confere se o que foi realizada está de acordo, é como se fosse um controle de qualidade, que é visto no texto com a frase "e viu Deus que isso era bom". Este termo é encontrado nos versículos 4, 10, 12, 18, 21, 25, 31 do capítulo primeiro de Gênesis. 

Outra questão que  intriga a muitos estudiosos do texto de Moisés, é que  nos primeiros versículos do livro de Gênesis a palavra "água" aparece, e,  o texto não descreve a sua criação. E como se a água já existisse. "E o Espírito de Deus pairava por sobre as águas"
Quando a água foi criada?

"E Deus separou as águas de cima das águas de baixo". 


Que águas são essas? 
Água de cima, e água de baixo?  Tentando buscar explicações na codificação espírita e nos livros espíritas principalmente de Francisco Cândido Xavier. Vemos que André Luiz, também no livro Evolução em Dois Mundos nos diz: 

"Plasma Divino - O fluido cósmico é o plasma divino, hausto do Criador ou força nervosa do Todo-Sábio. Nesse elemento primordial, vibram e vivem constelações e sóis, mundos e seres, como peixes no oceano." 

Em O Livro dos Espíritos, os espíritos nos dizem, na questão 27:

"no universo existem dois elementos: espírito e matéria, e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas. Deus, espírito e matéria constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal".

E, continuam os espíritos dizendo:

"Mas, ao elemento material se tem que juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, por demais grosseira para que o espírito possa exercer ação sobre ela.Embora,  de certo ponto de vista, seja lícito classificá-lo como o elemento material, ele se distingue deste por propriedades especiais. Se o fluido universal fosse positivamente matéria, a razão não haveria para que também o espirito não o fosse. Está colocado entre o espírito e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria, é suscetível, pelas suas inumeráveis combinações como esta e sob a ação do espírito, de produzir a infinita variedade de coisas de que apenas conheceis uma parte mínima. Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que o espírito se utiliza, é o princípio  sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá."

Esse fluido nos diz os espíritos respondendo, ainda, a questão 27,"a"; "é suscetível de inúmeras combinações, como a eletricidade, o magnetismo etc,  

Neste estudo temos de ter uma visão espírita de Universo, pois, muitos de nós temos ainda uma visão limitada de Universo. 
 E no item Espírito e Matéria, nos diz a questão 22, que "a matéria existe em estados que ignoramos. Podem ser, por exemplo, tão etérea e sutil, que nenhuma impressão vos cause os sentidos. Contudo é sempre matéria." E quando Kardec pergunta: O que é o espirito? A resposta dada pelos espíritos é que "é o princípio  inteligente do Universo." Mas que o Espírito não é sinônimo de inteligência, que a inteligência é um atributo essencial do espírito. E, na questão 30 é dito que" a matéria é formada de um só elemento primitivo." E que "os corpos que consideramos simples não são verdadeiros elementos são transformações da matéria primitiva." E na questão 31, que "a origem das diversas propriedades da matéria, são modificações que a matéria primitiva sofre, decorrente do efeito de suas uniões, em certas circunstâncias. A mesma matéria elementar é suscetível de experimentar todas as modificações e de adquirir todas as propriedades, e é isso que se deve entender, quando se diz que tudo está em tudo". 
Nesta tentativa de incluir os conhecimentos espíritas no estudo do Velho testamento para alcançar novos patamares, podemos concluir que a "água" de que faz referência o livro Gênesis de Moisés está se referindo ao fluido cósmico, que aliás, sempre foi matéria de estudo de filósofos e cientistas em todos os tempos. Ele já foi chamado de éter, de vácuo, e hoje a ciência sabe que o vácuo não existe em parte alguma. Aliás, os Espíritos já diziam isto em 1857, no O Livro dos Espíritos na questão 37 onde Kardec pergunta: "O vácuo absoluto existe em alguma parte no Espaço universal? Os Espíritos respondem: "Não, não há vácuo. O que te parece vazio está ocupado por matéria que te escapa aos sentidos e aos instrumentos."

Hoje os cientistas já sabem que o que se acreditava vazio está preenchido de uma substância desconhecidos dos físicos, cosmólogos e astrônomos. Esta substância está sendo chamada de  Energia Escura e/ou Matéria Escura ninguém sabe quase nada sobre ela, só que está presente em 96% do Universo.  Isso quer dizer que a matéria como  conhecemos hoje (matéria bariônica) corresponde a, aproximadamente, 4% de toda a matéria existente no Universo. Os outros 96% é formado por uma substância desconhecida, com propriedades muito próximas das descritas por Kardec, quando fala-se do  fluido cósmico universal, nele não há gravidade. O seu movimento é de expansão e, não de atração como a gravidade. Como os estudiosos não sabem nada sobre esta substância,  resolveram, então, chamá-la  de 'energia escura' e 'matéria escura', escura no sentido de desconhecida. 

Então resumindo: Em relação a "água" nos deparamos com o conceito espírita de fluido cósmico universal.
Para que as coisas sejam criadas no livro de Moisés, usa-se muitas vezes a palavra "separação" e aparece também, algumas vezes,  o verbo "ajuntar" e  "aparecer'.  Esta separação e este ajuntamento pode ser entendido como a manipulação do fluido cósmico, como já foi visto nos textos retirados dos livros espíritas já citados, principalmente em: O Livro dos Espíritos, A Caminho da Luz e Evolução em Dois Mundos.

E, em relação as ordens que  Deus dá, vemos com a doutrina espírita que Deus dá as ordens aos Cristos e estes executem a Sua vontade, utilizando para isso o fluido cósmico. Desse modo, é sobre o comando de Deus que os Cristos vão criando mundos, sistemas e planetas. A "separação" dita no texto é a manipulação do fluido cósmico, podemos imaginar os Cristos  como se fossem  químicos da Terra, eles têm  capacidade de manipular elementos primordiais capazes de formar tudo o que existe. Eles não são deuses, mas espíritos superiores descritos na doutrina espírita como 'co-criadores em plano maior', 'Arquitetos Divinos', 'Inteligências Gloriosas'. 
Por que são superiores? E como alcançaram esta superioridade, se o Universo ainda não havia sido formado? 
Aí, devemos ampliar as nossas mentes para expandir o conceito de Universo. 
"Deus nunca esteve inativo, e ele sempre criou", é o que nos diz O Livro dos Espíritos. 
E, o nosso Universo não é o único, nem mesmo o primeiro. 
Estes seres evoluíram em outros universos, em outros mundos em outras galáxias que hoje não existem mais. 
Não devemos também esquecer que Kardec nos propõe em "O Evangelho Segundo o Espiritismo" a aliança da Ciência com a Religião. 

Já em O Livro dos Espíritos ele  nos diz que: "A ciência foi dada ao homem para seu adiantamento em todas as coisas, mas que Deus estabelece limites."

Então usemos Religião e Ciência para melhor compreendermos os desejos do Criador, para ampliarmos a nosso concepção de religião e de Deus, para melhor compreendermos as Escrituras Sagradas  e principalmente para que possamos seguir os ensinamentos do Cristo através de uma fé raciocinada como nos propõe a doutrina espírita e  com o coração cheio de Esperança e Fé,  pois sabemos que Jesus está no comando de todas as coisas, e por isso, busquemos trabalhar em nós o exercício do Amor Maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário